
Inovação e empreendedorismo no torrão cearense.
Nos últimos anos, Tauá vem se destacando em ações de inovação, inclusão digital e o fomento ao empreendedorismo tecnológico como ferramenta de geração de novas oportunidades para o público jovem e, por que não dizer, de convivência com o semiárido.
A partir de 2006, com a instalação da primeira cidade digital do Nordeste e a segunda do Brasil, o município percebeu a importância da cultura digital como ferramenta de desenvolvimento local. Em 2009, o projeto se expande para os seus mais de 4.016 km2 de extensão territorial levando acesso gratuito à internet a 86% da população rural, tornando o município com mais acessibilidade digital do Brasil.
Diante desse contexto, se faz oportuno destacar que quatro pilares norteiam as políticas de inclusão digital em Tauá:
Acessibilidade tecnológica: permitindo o acesso gratuito à internet a partir de um 1 mgps (megabyte por segundo) e incentivando a criação de novos provedores na região;
Capacitação da população: oferecendo cursos de aperfeiçoamento técnico e profissional em várias áreas do conhecimento, onde a tecnologia da informação é ferramenta propulsora no crescimento pessoal das pessoas.
Sustentabilidade: criando a cultura do reuso de equipamentos de informática em desuso. É comum encontrarmos em Tauá, Startup’s e/ou organizações do terceiro setor com projetos voltados a geração de novos produtos a partir do lixo gerado pela tecnologia da informação.
Empreendedorismo: Dando oportunidade a geração de novos negócios. Nesse conceito, as políticas voltadas ao empreendedorismo, permitem que os jovens enxerguem no seu município a oportunidade de terem mais qualidade de vida, evitando o êxodo para as grandes capitais.
Nessa perspectiva, o programa corredores digitais que utiliza um modelo inovador de acesso a geração de novos negócios a partir da tecnologia da informação combinando mecanismos de aprendizagem presencial e a distância, focado na geração de produtos digitais e o respeito a cultura locais dos jovens participes, tem provocado um verdadeiro diferencial na economia tauaense.
Em todas as edições, pelo menos 4 novas startup’s surgem na região dos Inhamuns, gerando emprego e renda a jovens sonhadores que, partir dali, tornam-se verdadeiros empresários do universo digital.
Em 2016, na última edição do projeto, 04 novas stratup’s chegaram a fase final, no total de 12 inscritas.
Todos os participantes têm acesso ao ensino superior, muitos ingressaram após o início do projeto. Os jovens também são de classe baixa e acreditam na tecnologia da informação como ferramenta propulsora de novos negócios.
Dentre as startup’s finalistas destacamos:
METAMARX:
Liderada por Iury Marx e formada por 3 integrantes. Os jovens acreditam no potencial gerado a partir do lixo eletrônico, conscientizando a população na coleta seletiva, e reutilizando os equipamentos em desuso, como ferramenta de construção de novos produtos.
O negócio encontra-se em fase embrionária, mas já oferecem cursos de metareciclagem e vendem puf’s , vasos e lixeiras feitos a partir do lixo eletrônico, para empresas e a população em geral.
MEU CAIXA:
Startup já com CNPJ, tem como liderança o casal Aquilas e Joana que juntos, desenvolveram uma ferramenta que ajuda a Microempreendedores individuais e informais a fazerem a gestão financeira de seu negócio a partir de um dispositivo móvel.
Sua aplicação foi disponibilizada para aparelhos android e a versão gratuita e já se aproxima dos 30 mil downloads. Agora os empreendedores, trabalham na versão paga da aplicação cheia de novos recursos e inovações.
PLUMA LUME:
A artesã Yonalda e o designe Rafael mostram que a criatividade e a tecnologia são ferramentas extraordinárias de empreendedorismo digital. A Plumalume.com é uma plataforma que permite a compra e venda de artesanato online. A Startup, também com cnpj, já possui clientes por toda a região e buscam, através das consultorias dos corredores digitais, expandir seu negócio para todo o Brasil.
SISTEMATIC SOLUTION
A startup criada por alunos do curso de telemática do Instituto federal, busca, com ideia criativa, desenvolver ferramentas de credenciamento em eventos, utilizando a rádio frequência. A equipe já montou uma estrutura física para leitores de pulseiras, ingressos, cartões corporativos e até chaveiros e agora trabalha no desenvolvimento de uma versão para dispositivos móveis. Conhecida como “SS” a jovem empresa já possui clientes em Tauá, sonha em chegar aos grandes eventos do Ceará e, posteriormente no Brasil.
Programas de incentivo a geração de novas oportunidades como os corredores digitais sem dúvidas, permitem uma verdadeira mudança cultural e nas atitudes dos participantes. A habilidade com que os empreendedores enfrentam seus problemas e como isso os favorece para o crescimento pessoal, representa um verdadeiro processo de aprendizagem de vida, tornando-os capazes de estipular metas e calcular riscos de maneira mais eficaz.
A principal característica dos empreendedores está na habilidade de não focar o fim de caminho, mas o próximo passo. Para a grande maioria das pessoas, é comum tratar os sonhos como uma utopia a ser alcançada. Para estes visionários, a capacidade de desafiar os limites impostos pelo medo do fracasso e, principalmente de perceber que o erro permite a consolidação de seus objetivos, os tornam seres incapazes de andar apenas por caminhos já percorridos.
Convém lembrar que o município de Tauá possui outros projetos que contribuem para a formação de um ecossistema de desenvolvimento de negócios digitais. É o caso do projeto Empreendedor Digital, liderado pela Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Tauá – ADETT que, a partir de convênio com SEBRAE, BrazilFoundation, BVSA entre outros parceiros disponibilizam um espaço de coworking, incubação e aceleração de ideias, onde os empreendedores tem, como contrapartida, oferecer capacitação gratuita e incentivar a geração de novos negócios digitais.